4 dicas de iluminação dentro da sauna

Se você pensa em construir um ambiente de sauna em sua residência, empreendimento ou qualquer outro espaço de sua preferência, este artigo é para você. No decorrer dos próximos parágrafos, faremos questão de destacar alguns detalhes a respeito da iluminação adequada da sua sauna. Embora possam parecer simplistas, as dicas mensuradas abaixo tenderão a fazer com que a sua área de lazer ganhe em funcionalidade e segurança. Confira:

Priorize as luminárias blindadas

Não há nada mais desagradável – e perigoso, de fato – do que ter de deixar o ambiente de sauna por conta de algum problema técnico e/ou de segurança observado na área. Sendo assim, a colocação da luminária blindada é mais do que imprescindível para que a sua sauna (seja ela seca, úmida, à gás ou até mesmo à lenha) não apresente estas questões ao longo do tempo.

Como é de conhecimento popular – e o mesmo se aplica a este universo das saunas – toda e qualquer estrutura blindada é, por si só, de manuseio e tratamento mais seguro do que o praticado em estruturas que não levam o processo de blindagem em suas composições. No específico caso das saunas, inclusive, a blindagem é essencial para que o relacionamento entre os meios elétricos e físicos se dê da melhor forma.

As luminárias à prova d’água são mais seguras

Ainda em se tratando da questão da segurança obrigatória a ser observada em uma sauna, poder contar com uma luminária à prova d’água pode representar um benefício e tanto para o seu espaço. Nas saunas úmidas ou à vapor, por exemplo, a regra é ainda mais válida, uma vez que a geração de calor se dá justamente através dos meios gasosos e/ou líquidos.

Por se tratar de um dispositivo elétrico, a presença d’água também deve ser considerada em primeiro plano, pois, em alguns casos, a integração entre os dois meios (elétrico e aquático) não costuma gerar bons resultados aos espaços – muito que pelo contrário. Independentemente do tamanho da luminária escolhida – assim como do tipo de sauna – esta regra se aplica integralmente.

Instale a luminária nas paredes da sauna

Na comparação entre parede e teto, é sempre mais recomendável que você instale as luminárias da sua sauna na parede em relação a segunda estrutura. A indicação se dá desta maneira por conta de que, costumeiramente, o teto é um dos espaços que mais recebem a presença do vapor gerado no ambiente. Ou seja, uma vez que a luminária se instala nesta área, a tendência é a de que o objeto possa ser prejudicado de maneira direta e sem qualquer superfície intermediária. Nas paredes, por outro lado, estas incidências são menores.

O interruptor deve ficar fora da cabine

Embora pareça mais do que básica, a última regra a respeito da iluminação de sua sauna fica a cargo de que o interruptor de liga e desliga das lâmpadas deve, por razões óbvias, ser instalado do lado externo da sauna em si. Somente desta maneira é que a segurança máxima dos usuários pode ser preservada quando nestes manuseios.

Posts Relacionados