Sauna a vapor ou seca: qual é a melhor opção para sua empresa ou área de lazer?

Quando você pensa em instalar uma sauna em sua residencia ou estabelecimento, qual é o modelo que mais lhe agrada: a sauna a vapor ou a sauna seca? Antes de qualquer tomada de decisão, é importante saber as diferenças entre elas para que sua escolha seja assertiva e definitiva. A posição dos equipamentos, a presença de água e as sensações dos usuários são, em primeiro plano, os principais pontos que você deve levar em conta entre estas duas alternativas.

Independentemente se a sauna é seca ou úmida, uma das primeiras lembranças a marcar presença no inconsciente dos usuários trata da temperatura que é possível se atingir nestes espaços. E a primeira diferença entre os modelos é justamente neste sentido: na sauna seca, a temperatura pode bater na casa dos 80 graus. Na sauna úmida, este valor é um pouco menor e, dependendo das características do espaço, pode atingir os 60 graus Celsius.

No que tangeao maquinário indispensável para o funcionamento da sauna, existem diversificados modelos disponíveis no mercado. O principal deles é o elétrico (também existem os tipos à gás ou de lenha). Na sauna seca, estas máquinas devemse posicionar obrigatoriamente no interior do ambiente aquecido. No tipo úmido, essa característica é oposta, quando a posição da máquina deve se colocar justamente na parte externa ao ambiente principal.

Quanto às sensibilidades aguçadas, o feeling entre um modelo e outro também pode ser diferenciado. Isto é, por mais que o suor seja uma substância presente em ambos os casos, é na sauna úmida que o usuário sente que suou mais. Embora isto nem sempre aconteça na prática, esta sensação é explicada através da mistura a que vapor e água se submetem.

A respeito das instalações, as distinções entre os tipos de sauna úmida e seca também chamam a atenção. Neste caso, a sauna úmida exige que um ralo seja construído para o escoamento da água. Cobertura ou forro inclinado também são estruturas bem-vindas, uma vez que a água pode ficar acumulada no teto. Para que a mesma não respingue nas demais pessoas, o ideal é que esta inclinação seja impactante o suficiente para interferir de forma positiva no espaço.

No específico caso das empresas (o que pode se dar em hotéis, motéis, pousadas e demais ambientes deste mesmo setor), as saunas úmida ou seca ainda podem ser posicionadas estrategicamente em áreas de lazer ou acoplada a piscinas. Nestes casos, o ideal é que o monitoramento das instalações seja realizado de maneira assertiva e através de uma empresa responsável e com experiência neste ramo.

É neste momento que a Impercap Saunas e Aquecedores concentra a maior parte de suas principais ações. A empresa é uma das principais referências neste setor ao longo do estado de São Paulo (e também a nível nacional) e sua trajetória profissional foi costumeiramente pautada por ações positivas e, sobretudo, soluções aos clientes e parceiros que faz muita questão de integrar ao longo do tempo.

Se caso deseja saber mais sobre as saunas, acesse nosso site: https://www.impercap.com.br/

Posts Relacionados