Sauna na sua empresa: 2 cuidados que você precisa tomar

Se você é proprietário de um motel, hotel, resort ou qualquer outro tipo de estabelecimento comercial e pretende instalar uma sauna em seu espaço, este artigo é para você. Em primeiro lugar, você precisa entender que existem basicamente dois tipos de sauna disponíveis no mercado: a sauna seca e a sauna úmida. Embora também existam os modelos à lenha e à gás, os dois primeiros são mais convencionais e normalmente são os tipos mais escolhidos pelos profissionais do ramo hoteleiro ou de qualquer outro segmento produtivo atual.

Da mesma forma com o que acontece em diversos outros ambientes térmicos, o espaço das saunas necessita de manutenções frequentes. São elas, inclusive, as principais responsáveis por te deixar alerta quanto às condutas que você deve prezar independentemente do fato de ter escolhido por este ou aquele modelo. Manutenção, neste caso, se integra ao conceito de preservação. Ajustes emergenciais também podem ser requisitados, mas reparos periódicos são mais bem-vindos – e você perceberá isso ao longo do tempo.

Limpeza e higiene

Por se tratar de um ambiente aquecido, é bastante comum que limpezas tenham de ser realizadas para que a proliferação de fungos e bactérias não aconteça com intensidade. Por isso, você deve prezar por uma limpeza assídua em sua sauna empresarial. As paredes e os bancos das saunas devem receber inspeções periódicas com um único objetivo: não permitir que grandes volumes de poeira e outros pós interfiram na capacidade de respiração dos usuários que frequentarão o espaço ao longo do tempo.

Soluções que levem água e detergente neutro podem representar, neste caso, uma saída simples e eficaz para a não-proliferação dos fungos, bactérias e outros males que podem prejudicar a sauna seca ou úmida. Ou seja, não são necessários grandes esforços ou investimentos para que sua sauna permaneça em dia no que tange à limpeza, higiene e real funcionamento do seu espaço. Em alguns exemplos, as limpezas semanais podem ser mais do que benéficas para a sua área de descanso/lazer.

Atenção aos sistemas hidráulicos e elétricos

Os sistemas elétricos e hidráulicos são, de longe, os mais importantes em um ambiente de sauna úmica ou seca. É a partir deste princípio que, inclusive, você deve permanecer atento quanto ao funcionamento real da sua sauna. Seguir à risca as recomendações do fabricante das peças é essencial, mas, em alguns casos, mãos-de-obra especializadas também podem ser acionadas com o objetivo único de reestabelecer a ordem nesses espaços.

Essas análises também são imprescindíveis para que toda e qualquer má conexão de tubos e outros sistemas seja observada. Quando isso acontece, a chance de incêndios e todas as demais gerações de chamas diminui exponencialmente, fator que é absolutamente benéfico não somente a você, proprietário, mas também a todos os usuários das saunas de seu espaço. Falhas originadas em super aquecimento também podem ser mensuradas nessas análises – e corrigidas na sequência. Ou seja, a manutenção interna de sua sauna é mais do que obrigatória e deve ser primada na mesma intensidade que os ajustes externos da mesma.

Posts Relacionados