PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE SAUNAS

Aposto que se está pensando em construir uma sauna na sua casa, deve estar com diversas dúvidas. Sendo assim elaboramos esse post visando algumas dúvidas frequentes que todos nós já tivemos:

1 – Quais as principais diferenças técnicas entre uma sauna seca e a vapor?

A primeira diferença entre os modelos é com relação a temperatura, a sauna seca pode chegar na casa dos 80 graus. Na sauna úmida, este valor é um pouco menor e, dependendo das características do espaço, pode atingir os 60 graus Celsius.

No que tange ao maquinário indispensável para o funcionamento da sauna, existem diversificados modelos disponíveis no mercado, mas um dos principais hoje no Brasil é o elétrico. Na sauna seca, estas máquinas devem-se posicionar obrigatoriamente no interior do ambiente aquecido. No tipo úmido, essa característica é oposta, quando a posição da máquina deve se colocar justamente na parte externa ao ambiente principal.

A respeito das instalações, as distinções entre os tipos de sauna úmida e seca também chamam a atenção. Neste caso, a sauna úmida exige que um ralo seja construído para o escoamento da água. Cobertura ou forro inclinado também são estruturas bem-vindas, uma vez que a água pode ficar acumulada no teto.

O revestimento interno para saunas a vapor pode ser feito de pastilhas, revestimento cerâmico, vidro e etc… Já na sauna seca a parte interna pode ser de madeiras variadas, inclusive podendo ter paredes e janelas panorâmicas em vidro termo acústico. Ambas podem ser agregadas a piscina.

2 – É possível dizer que uma das opções oferece mais benefícios à saúde que a outra?

Não, ambos os modelos podem agregar diversos benefícios, cada um tendo seu foco especifico. No caso da sauna seca, ela é capaz de eliminar toxinas do seu corpo, auxiliar no processo de perda de peso e ajuda na limpeza da pele. Já na sauna úmida (chamada muitas vezes de sauna a vapor) atua fortemente combatendo problemas respiratórios, melhora do fluxo sanguíneo e alivia dores musculares. E atualmente a Impercap possui uma grande novidade para o mercado nacional, que é a sauna semi-úmida, que proporciona os benefícios de ambos os equipamentos, conciliando o calor intenso da sauna seca com a umidade alta da sauna a vapor.

3 – O que deve ser levado em consideração na hora de escolher o tipo de sauna que quer construir?

O que mais influência na hora de escolher entre a sauna seca ou a vapor é o gosto do comprador. Isso porque cada um vai ter uma experiência diferente e vai preferir uma sensação ao tomar seu banho. Mas um aspecto que normalmente é levado em consideração é o revestimento da sauna, enquanto que a sauna seca deve ter o revestimento interno em madeira, a sauna a vapor (úmida) já aceita o revestimento interno de alvenaria.

Existe também uma preferência, que a seca acaba sendo mais utilizada em lugares onde o clima é frio. Para as regiões mais quentes as saunas a vapor costumam ser as mais escolhidas.

4 – É verdade que a sauna a vapor é preferência do brasileiro? Quais os principais motivos?

Hoje podemos dizer de forma categórica que a sauna a vapor (sauna úmida) é a preferência nacional do brasileiro. Acreditamos que isso se dá muito por conta do clima do nosso pais ser quente, fazendo com que quando as pessoas resolvem tomar um banho de sauna, elas querem ter aquela experiencia, porém com temperaturas mais baixas do que as que uma sauna seca proporciona.

Artigos em destaque

Dicas

NOVA SAUNA IMPERCAP

Visitamos um projeto lindíssimo que foi concluído recentemente, onde os equipamentos da IMPERCAP, foram utilizados para produzir uma sauna semi-úmida. O responsável por produzir a

Impercap Saunas surgiu com o propósito de inovação, construindo assim um diferencial jamais visto no setor, com isso conseguimos conquistar um público diferenciado, ou seja, que realmente sabe o que quer.

Blog Imercap

Categorias

Fale Conosco